quinta-feira, 10 de abril de 2008

CONTEÚDOS NOS EIXOS TEMÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO - palestra presbítero Valdir Ramos da Igreja Assembléia de Deus - Representante do CONER

CONTEÚDOS NOS EIXOS TEMÁTICOS DO
ENSINO RELIGIOSO

 CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
 TEOLOGIAS
 TEXTOS SAGRADOS (orais e escritos)
 RITOS
 ETHOS

CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS (conceito)
• É o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa, relação entre tradição religiosa e ética, tradição religiosa natural e revelada, existência e destino do ser humano nas diferentes culturas.

• Esse estudo reúne o conjunto de conhecimentos ligados ao fenômeno religioso, em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e lhe delimitam o âmbito de compreensão. Assim não se separa das ciências que se ocupam do mesmo objeto como: filosofia da tradição religiosa, história e tradição religiosa, sociologia e tradição religiosa e psicologia e tradição religiosa.

CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS ( Conteúdos)

A Filosofia da religião A idéia do Transcendente, na visão tradicional e atual;

História da Tradição religiosa
A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos.

Sociologia e tradição religiosa
A função política das ideologias religiosas.


Psicologia e tradição religiosa As determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo


Psicologia e tradição religiosa

ESCRITURAS SAGRADAS E/OU TRADIÇÕES ORAIS (Conceito)



 São os textos que transmitem, conforme a fé de seus seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino, à pregação, à exortação e aos estudos eruditos.

 Contém a elaboração dos mistérios e da vontade manifesta do Transcendente com o objetivo de buscar orientações para a vida concreta neste mundo. Essa elaboração se dá num processo de tempo-história, num determinado contexto cultural, como fruto próprio da caminhada religiosa de um povo, observando e respeitando a experiência religiosa de seus ancestrais, exigindo a posteriori uma interpretação e uma exegese.

 Nas tradições religiosas que não possuem o texto sagrado escrito, a transmissão é feita na tradição oral.

ESCRITURAS SAGRADAS E/OU TRADIÇÕES ORAIS (conteúdos)


Revelação A autoridade do discurso religioso fundamentado na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo;

História das narrativas agradas O conhecimento dos acontecimentos religiosos que originam os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos;


Contexto Cultural A descrição do contexto sóciopolítico-religioso de terminante na redação final dos textos sagrados;

Exegese A análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados.



TEOLOGIAS (CONCEITOS)
 É o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado e sistematizado.
 Como o transcendente é uma entidade ordenadora e o senhor absoluto de todas as coisas, expressa-se esse estudo das verdades de fé.

 A participação na natureza do Transcendente é entendida como graça e glorificação, respectivamente no tempo e na infinidade. Para alcançar essa infinidade o ser humano necessita passar pela realidade última da existência do ser, interpretada como: ressurreição, reencarnação, ancestralidade, havendo espaço para a negação da vida além morte.

TEOLOGIAS (Conteúdos)


Divindades A descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas;


Verdades de fé O conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa;

Vida além morte As possíveis respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada.
RITOS (conceito)


 É a série de práticas celebrativas das tradições religiosas formando um conjunto de: que podem ser agrupados em três categorias:

a)Rituais - que podem ser agrupados em três categorias principais:

1) “os propiciatórios” – que se constituem principalmente nas orações, sacrifícios e purificações.

2) “os divinatórios” – que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros.
3) “os de mistério” – que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis, embora também haja uma forma externa acessível a todo o povo;

b) Símbolos - que são sinais indicativos que atingem a fantasia do ser, levando-o a compreensão de alguma coisa;

c) Espiritualidades – que alimentam a vida dos adeptos através de ensinamentos, técnicas e tradições, a partir de experiências religiosas e que permitem ao crente uma relação imediata com o Transcendente.

RITOS (Conteúdos)


Rituais A descrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos;


Símbolos A identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seu(s) significado(s).


Espiritualidades O estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o transcendente, consigo mesmo, com outros e o mundo.


ETHOS (conceito)


 É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na sua percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio “eu” pessoal. O valor moral tem uma ligação com um processo dinâmico da intimidade do ser humano e, para atingi-lo não basta deter-se à superfície das ações humanas. Essa moral está iluminada pela ética, cujas funções são muitas, salientando-se a crítica utópica.
 A função crítica, pelo discurso ético, detecta, desmascara e pondera as realizações inautênticas da realidade humana. A função utópica projeta e configura o ideal normativo das realizações humanas.
Essa dupla função concretiza-se na busca de “fins” e de “significados”, na necessidade de utopias globais e no valor inalienável do ser humano e de todos os seres, onde ele não é sujeito nem valor fundamental da moral numa consideração fechada de si mesmo.

ETHOS (conteúdos)

Alteridade As orientações para o relacionamento com o outro, permeado por valores;


Valores O conhecimento do conjunto de normas de cada tradição religiosa apresentando para os fiéis no contexto da respectiva cultura;

Limites A fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.



Objetivos para o Ensino Religioso na Educação Básica
 EDUCAÇÃO INFANTIL

 Valorizar a vida com um dom, e desenvolver atitudes de respeito e responsabilidade consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o Transcendente;
 Proporcionar o conhecimento do fenômeno religioso, a partir da realidade sociocultural do educando, desenvolvendo noções básicas de identidade, alteridade e transcendência;
 Conhecer e vivenciar manifestações culturais e religiosas da vida cotidiana, identificando os seus símbolos e percebendo sua relação com o transcendente.

ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
 Valorizar a vida como criação do transcendente, reconhecendo nossa responsabilidade pela sua preservação;

 Conhecer a sua própria cultura, respeitando os valores das diversas tradições religiosas, possibilitando a convivência, o respeito, a tolerância e a solidariedade com o diferente;

 Conhecer os textos sagrados, orais e escritos, das diversas manifestações religiosas nas diferentes culturas.

ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS
 Conhecer o pluralismo religioso e a diversidade cultural como parte histórica de cada povo;

 Identificar os elementos essenciais, comuns e particulares, das diversas tradições religiosas;
 Proporcionar o diálogo inter-religioso na busca e no cultivo de valores morais, éticos e religiosos, vivenciando hábitos e atitudes conscientes na busca de transcendência e de cidadania;

ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS

 Favorecer a compreensão do significado das diversas tradições religiosas, fortalecendo as predisposições de cada ser humano a perceber a vida como dom gratuito e o mundo como um todo, onde o educando pensa, sente, decide e age como alguém chamado a realizar um projeto existencial;

 Compreender as diferentes dimensões da vida, através da crença, da ciência,do conhecimento do sagrado, da identidade e da corporeidade, diferentes expressões de gênero,dons e potencialidades; relacionamento e afetividade.

ENSINO MÉDIO

 Estimular o educando a definir conceitos referenciais de valores que sustentem a opção pelo bem, pela verdade, pela justiça e pelo amor;

 Contribuir para que o educando perceba-se inserido no processo de transformação da sociedade para o bem comum;

 Estimular o espírito de reflexão, solidariedade e fraternidade com o outro,levando-o a formular questionamentos existenciais, a fim de elaborar as suas próprias respostas;


 Proporcionar o conhecimento dos elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir de experiências religiosas percebidas no contexto do educando;

 Refletir o sentido da ética e da moral como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do aluno, levando-o a ouvir e respeitar as idéias dos outros;

 Oportunizar uma vivência harmoniosa, proporcionando atividades que levem o educando a buscar a superação dos seus limites, identificando suas possibilidades e reconhecendo o diferente como integrante da construção da paz sem exclusões;

 Estimular o respeito á diversidade religiosa, sem qualquer forma de proselitismo, procurando o conhecimento da religiosidade por meio de ritos, tradições, celebrações e textos sagrados.


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Conhecer as diversas concepções de mundo, presentes nas diferentes tradições religiosas, envolvendo os aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais;
 Compreender a origem dos textos, ritos e símbolos sagrados na história das tradições religiosas;

 Promover, por meio da informação, reflexão e vivência de valores morais, éticos e religiosos, o diálogo inter-religioso e, consequentemente, a superação de preconceitos.


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4 comentários:

  1. Gostaria de entender um pouco mais sobre a ideia do "Transcendente" no ensino nas aulas de ensino religioso.

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  2. Só tenho a dizer que é maravilhoso seu blog, parabéns, Deus te abençoe sempre.Bom fim de semana

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  3. adorei as informações sou muito leiga no assunto,mas entendi um pouco;valeu beijos.

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  4. Gostaria de ver textos sobre o ensino religioso dentro destes conteúdos. Amei!!! as informações organizadas por você.

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